Empreendedorismo digital

21-03-2022

Pensando em como ganhar dinheiro pela internet e ouviu falar sobre empreendedorismo digital?

Antes entenda o que é o empreendedorismo digital!!!

Empreendedorismo digital é uma forma de negócio que utiliza meios virtuais, como a internet, para comercializar serviços ou produtos, sem a necessidade de espaços físicos. Podendo ainda ser feito de diversas formas como: cursos online, e-books, videoaulas, aplicativos, softwares e jogos são alguns dos principais formatos utilizados.


Como surgiu o empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital não é de hoje. Ele surgiu junto com a internet na década de 70. No entanto, quanto mais a tecnologia avança, mais ele se desenvolve. Até certo tempo atrás, era inimaginável adquirir um produto pelo computador e recebê-lo em casa.

Actualmente, há quem prefira apenas esse modo de compra, e os empreendedores digitais estão de olho nessa tendência de comportamento.


Quais são as vantagens do empreendedorismo digital?

Os motivos para se tornar um empreendedor digital, de certa forma, estão interligados às vantagens desse tipo de empreendedorismo. Como vimos, a qualidade de vida é uma delas, já que a administração do tempo fica por conta do empresário.

Mas, além disso, há outros benefícios que brilham os olhos. O principal deles, talvez, seja o investimento baixo para iniciar a empresa.

Começar um negócio digital não exige, por exemplo, a captação de recursos. A maioria das actividades empreendedoras nesse meio requer apenas um computador com acesso à internet. E isso vale também para a manutenção do empreendimento.

Você, provavelmente, terá apenas gastos mensais com investimento em soluções para impulsionar o seu trabalho, como algumas ferramentas e acções de Marketing Digital.


Como funciona o empreendedorismo digital?

Como mencionamos no início do artigo, o empreendedorismo digital se caracteriza por usar meios virtuais como forma de negócio.

Mas, por ora, para entender como o empreendedorismo digital funciona, vamos pegar o e-commerce como exemplo. Uma loja de roupas online, por exemplo, necessita de um site na internet, de um sistema para pagamento e outro para o gerenciamento das vendas e do estoque. Aliás, dependendo da maneira como o e-commerce é estruturado, nem é preciso um espaço para armazenar os itens.

Você pode, por exemplo, ter uma plataforma interligada com a do seu fornecedor. Desse modo, assim que uma venda é fechada, ele inicia a produção e, em seguida, entrega o produto para que você possa encaminhar ao comprador.

O que você precisa para ser um empreendedor digital?

Você já sabe que ser um empreendedor digital tem uma série de vantagens, certo?

Mas o trabalho também exige um conjunto de competências. É preciso ter habilidades quanto às ferramentas virtuais. Sem isso, fica difícil executar o trabalho.

Ainda é necessário ter conhecimentos gerenciais e financeiros, já que você será responsável por toda essa parte. Além disso, você deve conhecer o seu mercado como ninguém e ficar antenado a todas as mudanças e tendências.


Como escolher o melhor nicho no mercado digital?

Primeiro, é preciso entender o que é nicho de mercado: é o segmento ou público com o qual você vai atuar. Para escolher o seu, vale fazer uma lista com três separações: os temas que você mais gosta, as áreas com as quais tem mais aptidão e os sectores que tem desejo de trabalhar.

Depois, faça um cruzamento entre as informações e veja qual é o nicho que se encaixa em todas as colunas ou na maior parte delas. A partir dessa selecção, então, faça uma pesquisa aprofundada sobre o mercado, investigue os concorrentes e avalie a rentabilidade dos nichos.

Para isso, você pode aplicar a Matriz SWOT, que ajuda a identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas a um negócio.


Quais são as possibilidades de atuação para quem quer empreender online?

Principais  possibilidades para quem quer atuar online. Vamos à lista:

E-commerce: são lojas que vendem com o auxílio da internet.

Blogs ou sites especializados: é possível trabalhar produzindo conteúdo para portais

Infoprodutos: e-books, apostilas e videoaulas são alguns exemplos de produtos de informação digital.

Aplicativos: os aplicativos são softwares feitos para aparelhos móveis; o mercado de apps é enorme.

Jogos: é possível criar jogos para computadores, celulares e videogames, por exemplo.

Cursos: ainda que alguns cursos possam se encaixar em infoprodutos, você pode montar uma programação de aulas online e em tempo real.

Consultoria: se você é especialista em alguma área, pode promover orientações a empresas e pessoas a distância.


Como ganhar dinheiro com empreendedorismo digital?

Uma das vantagens da internet é que ela permite alto alcance. Você pode, por exemplo, ser encontrado e vender para pessoas de todo pais.

Para isso, é preciso que você tenha uma presença online forte. Portanto, crie um site, entre nas redes sociais e invista em Marketing digital. Além disso, é importante ter uma abordagem para vender os seus produtos e serviços de forma activa.

Você deve ainda pensar em como será a sua rentabilização, ou seja, de que maneira vai lucrar.


Dicas para ter sucesso no empreendedorismo digital.

Depois de ler tudo isso, você resolveu entrar para o mundo do empreendedorismo digital?

Então, veja só estas dicas para ter sucesso:

  • Conheça as ferramentas digitais

  • Pesquise bastante para encontrar o seu nicho de mercado
  • Planeje o seu negócio
  • Administre as suas finanças
  • Mantenha o foco
  • Invista em marketing digital
  • Busque conhecimento e estude muito.


Se pretender investir no mercado Digital, contacte a DIGITAL WRLD. Focamos em Marketing Digital e daremos uma presença necessária ao seu negocio afim de gerar mais renda.



© 2021 Digital WRLD. Golfe II Vila Estoril, Luanda
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora